Páginas

terça-feira, maio 10, 2005

Vamos começar

Bem, o gaélico de primeira parece suuuuper difícil, muito impossível,
mas com o passar do tempo, você vai ver como não é tão complicado assim
e tão impossível. Essa língua escrita dá um medo, não dá? Muita consoante junta, não é mesmo?
Mas, com o passar do tempo e com os estudo e convivência com ela, vocês vão ver que não era nada
daquilo! E tem mais!! Ela falada é linda é linda demais! Vamos começar então? Sem medo, hein!


Bom, vejamos primeiro os Pronomes Pessoais:

Mi (Eu)
Thu (Tu)
E/I (Ele/Ela)
Sinn (Nós)
Sibh (Vós)
Iad (Eles)

Agora vamos para as frases básicas:

Ciamar a tha thu? - como vai?
Agora, se você não conhece a pessoa, vai perguntar: Ciamar a tha sibh?

Respostas possíveis:

Tha gu math - eu vou bem
Chan eil dona - nada mal
Glè mhath - muito bem
Tha gu dòigheil - tudo bem
Meadhanach math - mais ou menos bem

E... como perguntar "e você? como vai?"?

Ciamar a tha thu fhèin?
Ciamar a tha sibh fhèin?


Em Gaélico, como no Francês, quando você se dirige à uma pessoa mais velha, com um cargo superior
ou simplesmente alguém que não se conhece, no lugar de Thu, se usa Sibh.

Thu fhèin, sibh fhèin são formas enfáticas, seria o "self" inglês.

Mi fhèin
Thu fhèin
E fhèin/I fhèin
sinn fhèin
Sibh fhèin
Iad fhèin

escute aqui!

(seria o "myself, yourself, himself..." e assim por diante ou eu mesmo, tu mesmo...)

Outra maneira de se enfatisar é:

Mise
Thusa
Esan/Ise
Sinne
Sibhse
Iadsan

escute aqui!

Mas falaremos mais disso depois.


Agradecendo:


Ou formalmente ou para mais de uma pessoa:


Uma coisa que quase não se vê quando estudamos é como dizer de nada. Acho muito estranho isso.
Temos que saber agradecer, mas depois não sabemos responder? Bom, aqui já vou logo dizendo:

De nada: 'S e do bheatha (literalmente é: minha vida é sua)


Vamos ver um diálogo básico usando isso que aprendemos?

Anna - Halò, Iain. Ciamar a tha thu?

Iain - Halò, Anna. Tha gu math, tapadh leat. ciamar a tha thu fhèin?

Anna - Chan eil dona, tapadh leat!


6 comentários:

Graisg disse...

This could also be a great way to learn Portuguese through the medium of Gàidhlig. Looking at your native language to me is like looking at a mountain on a misty day - sometimes you see a bit (and understand:-)) sometimes you see a lot when it clears and sometimes you see nothing:-)
A bheil thu gam thuigsinn? ;-)
Tìoraidh

Lachlan disse...

Que bom! Sou Escocês e moro em Lisboa. Como tu estou a aprender o gaélico. E estou a aprender o português também. Desejo-te muito êxito com o teu blog.

Glè mhath! 'S e Albannach a th'annam agus tha mi a'fuireach ann an Lisbon. Tha mi ag ionnsachadh Gàidhlig coltach riut. Agus tha mi ag ionnsachadh Portagailis cuideachd. Le gach deagh dhùrachd airson do bhlog.

Ciorstaidh disse...

A lachlan,

Mòran taing! A bheil cursa na Gàidhlig anns a Portugal? 'S math sin!

Bem, estou apenas começando e relembrando o que aprendi 2 anos atrás. Há quanto tempo mora em Lisboa e a quantas anda o teu português?

Any doubts you have in any of those languages, tell me. I might write something that you can not understand as you know, Brazilian Portuguese is slightly different from " da terrinha" as we call Portugal over here :)

Roberto Iza Valdes disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
CassYes disse...

Halò...Parabens pelo trabalho...muito belo.
Sou do Brasil, Curitiba - PR. Estou me familiarizando com o galéico e gostaria de saber onde encontro um dicionário da língua em portguês,s abe se existe alguma coisa desse tipo?
Gostaria de saber em galeico algumas palavras como:
Borboleta,
jardim,
caminho ou estrada,
espiral,
floresta ou bosque,
flores,
água,
vento,
chuva,
terra,
amor,
paz...entre outras
Agradeço sua atenção..
CassYES

Anônimo disse...

olá,
meu nome é Ramon, sou de BH, Minas gerais, Brasil, e gostaria muito da sua ajuda com o gaélico escocês. É o seguinte, estou produzindo um vídeo, um clipe na verdade, ao qual estou planejando colocar uma fraze em galélico escocês, se puder passá-la para o gaélico para min, eu ficarei eternamente grato à você.
a frase é:
''Em memória à todos que ja foram tratados como lixo."
agradeço desde já! bom natal
e bom ano novo para você!!!
meu imal é:
ramonmtv@hotmail.com

ShareThis