Páginas

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Dialetos Gaélicos estão Morrendo, Avisa Acadêmico

Todos os dialetos locais de gaélico irão morrer menos dois, de acordo com pesquisa de um acadêmico da Universidade de Edimburgo

Dr. Will Lamb sugere que apenas o gaélico de Lewis e de Uist do Sul serão fortes o suficiente para sobreviver no futuro. Uma das razões deve-se ao fato de serem as principais nos meios educacionais.

Dr Lamb também disse que outra forma da língua - influenciada por uma mistura de dialetos que ele chama de mid-Minch Gaelic (Gaélico central de Minch) - está surgindo.

De acordo com a pesquisa, 21% dos professores na Escócia, incluindo nas ilhas - utilizam gaélico não dialetal.

De acordo com ele, 25% dos professores falam dialeto de Lewis e 17.5% de Uist do Sul. Porém, apenas 9% dos professores de escolas gaélicas falam o gaélico de Skye, 8% o de Uist do Norte e 7% de Barra.

Dr. Lamb falou à BBC Alba: "Se nada for feito para o que está acontecendo nessas comunidades, a maioria dos dialectos gaélicos irá desaparecer em algumas gerações. Acho importante ter um debate agora sobre como manter a língua forte nas comunidades nativas."

John MacFarlane, membro do Taynuilt Gaelic Choir em Argyll, acredita ser o último de sua área a falar o dialecto local. "Na verdade me sinto um dinossauro. Quando eu era jovem, aqui era cheio de gaélico, mas isso alterou completamente ao longo da minha vida. Eu não acho que tenha gente aprendendo meu dialeto". ele disse.

Notícia traduzida do site da BBC

Nota: O Minch (An Cuan Sgìth, Cuan na Hearadh, An Cuan Leòdhasach) é um estreito no noroeste da Escócia que separa o noroeste das Highlands e o norte das ilhas Hébridas Interiores, de Lewis e Harris, nas Hébridas Exteriores.

Nenhum comentário:

ShareThis