Páginas

segunda-feira, setembro 25, 2006

Agradecimento + Ordem das Frases

Bom, como muitos me pedem, resolvi portanto continuar com as aulas aqui, mas lembro que podem fazer particular comigo aqui no Rio ou pela Internet mesmo. A vantagem é que darei mais detalhes...


Agradeço o carinho de todos e principalmente o interesse para manter esta linda língua viva! Espero poder conversar em gàidhlig com vcs um dia!


ORDEM DAS PALAVRAS EM UMA FRASE

1)VERBO

2)SUJEITO

3)OBJETO

4)EXTENSSÕES DO VERBO

EXEMPLOS:

1) CHUINNAIC AN DUINE EACH AN DÈ

O HOMEM VIU UM CAVALO ONTEM

2) CHUINNAIC MI CÙ AIG AN DORUS

EU VI UM CACHORRO NA PORTA

3) BHA AN DUINE ANNS AN DORUS

O HOMEM ESTAVA NA PORTA

EM GAÉLICO, O ADJETIVO VEM DEPOIS DO SUBSTANTIVO QUE ELE QUALIFICA

EX. AN CÙ MÒR - O CACHORRO GRANDE

AN CAT BEAG - O GATO PEQUENO

ASPIRAÇÃO/LENIÇÃO

TERMO UTILIZADO PARA DESCREVER A MUDANÇA DO INÍCIO DE UMA PALAVRA EM ALGUMAS CIRCUNSTÂNCIAS.

NA ESCRITA VAI ESTAR REPRESENTADA PELO ¨H¨ COLOCADO APÓS A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA.

EX.: MÀTH -> MHÀTH

TÈTH -> THÈTH


OCORRE COM PALAVRAS FEMININAS QUANDO QUALIFICAM UM ADJETIVO

EX: MÀIRI BHEAG

PEQUENA MARIA

MÀIRI BHEAG BHÀN

PEQUENA MARIA LOIRA

QUANDO O ADJETIVO É PARTE DO PREDICADO (USADO JUNTO COM O VERBO) PERMANECERÁ SEM ALTERAÇÃO, INDEPENDENTE DO GÊNERO OU NÚMERO.

EX: THA MÀIRI BEAG BÀN

MARIA É PEQUENA E DE CABELO LOIRO

NESTE CASO, OS DOIS ADJETIVOS SE LIGAM AO VERBO ¨THA¨ E NÃO QUALIFICAM MÀIRI DIRETAMENTE.

NO PRÓXIMO EXEMPLO, ¨BEAG¨É ASPIRADO, POIS QUALIDICA MÀIRI DIRETAMENTE, ENQUANTO ¨BÀN¨ PERMANECE INALTERADO, POIS SE LIGA AO VERBO.

EX: THA MÀIRI BHEAG BÀN

PEQUENA MARIA É LOIRA

10 comentários:

Felipe Ramos de Faria disse...

Saudaçõess!! quanto temppo eu não passava por aki.. adoro aprender oque vc posta, pena que agora ando meio sem tempo... bom se quizer me add no msn locofelipe_r@hotmail.com
grande beijo
Felipe Ramos

Cinara disse...

Eu me interessei pela caixinha... ainda há alguma no estoque? ;]
Entre em contato comigo qnd puder. Obg.

lith disse...

OI
Muito bkn teu blog
Começei ontem a fazer o curso
Achu a lingua phodastica
no mais
valeu ai
e parabens pelo site
vlw

Jessica disse...

Olá, td bem?
Achei muito legal o seu site.
Tenho muito interesse em aprender Gaélico. Acho lindo.
Vi q vc dá aulas particulares aqui no Rio.
Onde vc ensina?
Se quiser responder por e-mail, o meu é fadinha.celta@gmail.com.
Beijos e até mais!
Parabéns pelo site!

Bárbara disse...

Olá!
Estou começando por agora a me aprofundar nos estudos do povo Celta e vi que você também dá aulas particulares pela internet.
Como funciona?

e-mail: lisdedouleur@yahoo.com.br
MSN: lisdedouleur@hotmail.com

desde já grata,
Beijo e parabéns pelo seu belo trabalho e vasto conhecimento.

Laura disse...

Olá

Eu gostaria de aprender a linguagem gaélica direitinho, desde o começo, como faço para ter o curso pela internet!?
Atenciosamente
Laura

meu email eh: laupporto@hotmail.com

Felipe disse...

Bom.. tendo em vista que vc parece uma pessoa BEM ocupada.. e que eu soh só mais uma pessoa das 8628 visitas que estão listadas no seu blog queria parabeniza-la pelo trabalho aqui!
Eu encontrei o blog em um link do orkut e me interessei pela lingua! to tentando aprender, aos poucos! pelo menos o basico.
PArabens por tudo isso aqui!

Posso ocupar um pouco do seu tempo? não é especifico sobre a lingua, eu queria saber mais sobre a cruz celta.. se não for atrapalhar.

Meu e-mail é fe_ferrari12@hotmail.com

Bjos, Felipe

Anônimo disse...

Olá...não sei se você ainda acessa o blog mas, eu gostaria de saber se vc poderia me dizer como se escreve Boa Sorte em gaélico...ou somente sorte! É que eu pretendo fazer uma tatuagem de um trevinho e queria escrever em baixo sorte ou boa sorte...em gaélico!!!
Se você puder me responder, meu e-mail é belzinha_ro2@hotmail.com
Obrigada!!!

Luis Mesquita disse...

poxa cara quanta informação de uma vez só!
pra mim isso claro
eu sou apaixonado por linguas celtas e adoraria aprender!
iradissimo o teu blog...
vou me tornar um frequentador assiduo
ah e os tin whistles!
vc ainda tem?
eu toco flauta transversa e adoraria aprender tin whistle!
parabéns pelo blog!

Anneli Paule disse...

oie... queria saber + informações sobre a aula particular q vc dá pela net...

ShareThis